
Nós, do Grupo Ihering, não podíamos deixar de dar os "PARABÉNS" ao E.C.A. que está completando 20 anos. Uma Lei jovem, que ja realizou muitos avanços, mas que também pode evoluir muito mais.
O E.C.A visa assegurar, garantir os direitos da Criança e do Adolescente, dispondo que é dever da família, do Estado, da comunidade e da sociedade como um todo, zelar para que estes direitos sejam observados e cumpridos.
O art. 4º do E.C.A , dispõe direitos como à vida, nosso bem maior..., saúde, alimentação, esporte, lazer, profissionalização... como seria bom se víssemos o empenho dos candidatos em fazer cumprir o E.C.A , como se empenham em suas campanhas... certamente seriam eleitos sem gastar a fortuna que usam, pois o político que trabalha tem o reconhecimento da sociedade.
Lamentavelmente ainda vemos pessoas que por ignorância, se deixam "levar" e vendem seu voto por tão pouco.
Muita coisa ainda deve ser feita para que estes direitos (E.C.A.) sejam efetivados.
Muitos querem polemizar ... um PL tramita para que seja PROIBIDA AS PALMADAS... , ora, temos visto muitos casos de adolescentes e jovens de classe média e média alta, que tiveram sua infância sem nenhum tipo de correção (seja não permitir que se faça o que gosta até mesmo uma palmadinha...) e hoje estão furtando, roubando, viciados em drogas... não respeitam nem aos seus pais, que dirá as leis que regem o nosso país.
Deixemos de ser hipócritas, quando se fala em violência, diz -se à respeito de espancamentos, torturas, abusos de autoridade, ou seja, apenas o fato de mostrar poder do mais forte sobre o mais fraco, descontando-se nestes momentos de frustrações, de iras...
O ECA veio para mostrar que a sociedade como um todo é responsável pelo bem - estar das crianças e dos adolescentes. Não podemos simplesmente dizer aos pais que não devem dar uma palmada em seus filhos, ensinando -os como se educar seus filhos. A lei é clara, e no caso de abusos, torturas e espancamentos os responsáveis por tais atos responderão por eles.
O que não podemos permitir é a banalização, é que as crianças entendam que podem fazer o que quiserem pois não terão limites impostos.
Em uma das palestras apresentadas, uma criança perguntou se seus pais poderiam ir para o Conselho Tutelar por dar "palmadas" . Esclarecemos a diferença entre palmada(correção) e espancamento, ou mesmo palmadas que são atitudes de violência injustificada . É DIFERENTE.
SOMOS RADICALMENTE CONTRA a violência qualquer que seja, e totalmente a favor do DIREITO.
Parabéns ao E.C.A que a cada ano possamos ver efetivamente o seu cumprimento e o interesse do poder público em fazê-lo cumprir.
LUTAMOS PELO DIREITO.
Direito não exercido NÃO é direito - IHERING
SHALLOM
Andrea Tavares