Parte da Nossa História

Agradecemos publicamente em primeiro lugar ao Senhor Jesus, autor e consumador de nossa fé, nosso refúgio e fortaleza ! O Gr. Ihering nasceu de um ideal do Profº Antonio José Ferreira, Gestor do Curso de Direito em 2008, que lançou um desafio às acadêmicas do curso, Andrea Tavares e Jaline Teixeira, a partir de então, o grupo fez várias palestras em várias escolas. Hoje, 2012,Andrea Tavares, permanece coordenando o grupo, imbuída pelo espírito da luta pelo direito,com o apoio constante da UNIVERSO, crendo que jamais devemos estar inertes no tempo e no espaço.O direito não exercido, não é direito", já apregoava IHERING. A nossa luta é pelo Direito, em busca da meta fundamental... a JUSTIÇA ! Perder batalhas ? Possivelmente... mas sem jamais desistir da luta!!! By Andrea Tavares

Algumas das nossas palestras mais marcantes

Projeto EU QUERO MEUS DIREITOS - E C A
Violência à Criança e ao Adolescente - Orientadora : Dra. Maria do Carmo Assumpção Borges
ALUNAS : Andrea Tavares e Jaline Silveira

Ramos de Atuação da Defensoria Pública -Orientador : Dr. Talmo Rangel Canella
Alunos : Andrea Tavares, Jaline Silveira e Victor Simeão

A Luta pelo Direito Infanto Juvenil - Lei 8069/90- Orientadora : Dra. Luciana Raybold
Alunos : Andrea Tavares, Adriano Azevedo, Andreia S. Matos, Erika Torres, Jaline Silveira, Salomão Trianon e Victor Simeão.

A Usucapião - Orientadora : Dra. Luciana Raybold ( Avaliador: Prof. Luiz Carlos )
Alunos : Andrea Tavares, Andreia S. Matos, Erika Torres, Jaline Silveira, Salomão Trianon e Victor Simeão.

O que é o Bullying - Orientadora : Dra. Luciana Raybold ( pesquisa em campo para apresentação neste semestre)
Alunos : Andrea Tavares, Adriano Azevedo, Andreia S. Matos, Erika Torres, Jaline Silveira, Salomão Trianon e Victor Simeão.
TEMA DO TCC DE ANDREA TAVARES sob Orientação da Professora Elane N. Sant'Anna.

A Defensoria Jurídica no Estado do Rio de Janeiro - Orientador / avaliador :Profº Durval Duarte Neto
Alunos: Andrea Tavares, Andreia Sant'anna, Érika Torres, Jaline Silveira, Salomão Trianon.

Trabalho Escravo Infantil - Orientador : Dr. Durval Duarte Neto.
Alunos : Andrea Tavares, Andreia Sant'ana, Érika Torres, Salomão Trianon.

Quer nos convidar para palestra em sua escola ? envie ofício para o e-mail para :projetoeuqueromeusdireitos@ig.com.br
ou para o nosso perfil do orkut.
Informe local, data, número de pessoas que participarão, faixa etária, motivo da solicitação da palestra, coordenador do evento escolar e telefone para contato.

RCS - Rádio Comunidade Shallom - Uma benção ao seu coração

terça-feira, 3 de abril de 2012

A LUTA PELO DIREITO - SEMPRE

Como diria o ilustre jus filósofo, Rudolf Ihering, "O direito não é uma simples idéia, é uma força VIVA, por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada,por meio da qual se defende."

Para nos defender dos ataques ao direito de cidadania, a sermos tratados de forma digna e integra, devemos fazer valer a LUTA, a força VIVA, da liberdade de nos expressar e reclamar, bradir a espada com a habilidade em que se manipula a balança, o equilíbrio necessário para por fim ao conflito.

O conflito se finda com a paz, esta por sua vez, só se dá com a solução ao conflito que a findou. Não, não é redundante, a paz não coaduna com o conflito, e este, não existe se houver a paz, o equilíbrio, a dignidade, o respeito ... quando há injustiça por menor que seja, a paz é abalada, surge o conflito e se não existir a LUTA PARA QUE O DIREITO restaure a paz, a justiça não prevalecerá, mas enfraquecerá o Estado de Direito que tanto buscamos !

Segue em transcrição fiel, a minha luta pelo direito,o Direito de um atendimento digno. Não caro leitor, a unanimidade, não é burra, ah se soubesse a força que tem !!!

Por palavras unânimes que declararam a injustiça e a quebra do DIREITO, é que decidi expor publicamente, com toda liberdade de expressão que nossa Carta Magna me confere, a minha INDIGNAÇÃO ao atendimento recebido em um Hospital, que atualmente, mais parece uma Clínica má administrada e sem dispor de nenhuma estrutura para o que se propõe:

"...As enfermeiras e demais colaboradores estão preparados para atender todos os pacientes com boa vontade e atenção...

...Qualquer que seja seu tipo de acomodação, o paciente estará usufruindo da qualidade de nossos serviços médicos, do nosso corpo de enfermagem e de todos os serviços de apoio..."

Esta é a propaganda, atualmente "enganosa" , posta no site do HCA. Porque enganosa ? Pela minha transcrição ipsis literis enviada a ouvidoria do mesmo, os senhores leitores deste blog, poderão verificar meu estado de choque, ao verificar e sentir "na pele" a precariedade do serviço prestado no primeiro atendimento, nas estrutura física e nas acomodações do referido hospital, sem falar na péssima falta de capacitação aos profissionais que recepcionam os pacientes !! Lamentável. Não recebi nem mesmo uma simples nota de "desculpe, lamentamos o ocorrido" . O fato ocorreu no sábado, hoje, é terça-feira !!!! Quanto descaso temos que aturar ... MAS VAMOS A LUTA, O DIREITO É PARA SER EXERCIDO SENHORES !!!!

(segue reclamação à ouvidoria)
"Após ter deixado um verdadeiro "testamento" à administração deste hospital no sábado, dia 28 de abril, com a enfermeira Patrícia, vez que não havia ninguém da administração do hospital de plantão, e não tive qualquer retorno, percebo como a direção preocupa-se com seus pacientes. Há aproximadamente cinco anos minha família recorre, ou recorria, a esta unidade de emergência.
Os senhores apesar de,preocupados em fazer obras, supondo, para melhorias no atendimento e conforto para os pacientes, não podem deixar de ter esta preocupação conjugada no presente.
Os pacientes que chegam afadigados, cansados, tem que enfrentar longos minutos (no meu caso, com meu filho, Matheus, menor púbere, foram 50min. aprox.) ou horas, como se queixavam algum pais na recepção; após a espera, quando precisam ser medicados, são informados que o HOSPITAL DE CLÍNICAS ALAMEDA, não DISPÕE de LEITOS suficientes no repouso para que o PACIENTE RECEBA A MEDICAÇÃO QUE LHE É PRESCRITA pelo médico. Quer dizer, o paciente que, no meu caso, um adolescente, cheio de dores, com vomito, diarréia, ocasionados por uma gastroenterite, fraco, debilitado já com o organismo desitratando... não tinha como ser medicado. Ao ser educadamente questionado, um funcionário, que estava na recepção (pelo horário de atendimento, facilmente a administração pode verificar de quem se trata), se poderia arrumar pelo menos um leito, ou uma cadeira confortável (afinal , pagamos plano de saúde para que ?) o mesmo responde de forma muito pouco amigável, como se estivesse fazendo um grande favor em falar com a minha pessoa, e respondendo grosseiramente, limita-se apenas em dizer "procure um lugar para sentar na recepção", como ? A recepção estava simplesmente LOTADA, conforme fotos tiradas no local, como documento da veracidade dos fatos; entre outras palavras nada delicadas, apensa solicitei que pudesse então falar com algum supervisor, qual foi minha surpresa com a resposta: "Se a senhora quer falar com supervisor, volte na segunda- feira" , palavras carregadas de desdem ... o que é isso senhores ? O paciente não tem atendimento adequado, passa pelo constrangimento de ser tratado de forma grosseira na frente dos outros, e ao invés de receber ajuda, conforto, em um momento delicado, vendo seu filho com palavras sofregas pedir apenas para deitar-se ou sentar-se não aguentando as dores e o mal estar, o responsável pelo paciente adolescente ainda é zombado !!!!!! Que absurdo !!! O hospital não tem suporte para atender nem estruturalmente e nem dignamente, pois o ser humano, é simplesmente apenas, "mais um".
Sem contar, com as conversas na recepção, a todo momento criticando pacientes ou acompanhantes, pois estes, levam suas reclamações àqueles que se espera alguma providência, mas estes se limitam a ser sem educação, descortês e zombeteiros com os pacientes/acompanhantes. Parece que nós somos os errados e os senhores em sua plena desorganização e falta de pessoal capacitado, são os corretos.
Graças a Deus,a médica,pelo menos, foi de uma delicadeza impar, igualmente a equipe de enfermagem, o que salvou o dia, pois em outra circunstância senhores, o exercício do direito nos mandaria ligar para 190, para fazer valer as garantias de cidadania a que constitucionalmente deveríamos gozar.
Agradeço ao enfermeiro Paulo e Marcia, bem como a Patrícia, que me confortou,e prontamente, atenderam meu filho com o carinho e com a dignidade que não tiveram no primeiro atendimento. Nos sentimos lesados, feridos no nosso direito de um atendimento respeitoso e cortês que se espera de uma equipe de EMERGENCIA e de um HOSPITAL. Lamentavelmente, a crítica era geral, o HCA está parecendo mais um SUS !!
Fica aqui, mais uma vez minha indignação registrada, vez que, parece-me, que a carta deixada para chegar aos senhores ou foi desviada, ou simplesmente ignorada.
Tenho até MEDO de retornar a este hospital, sabe-se lá como eu e minha família seremos atendidos ? Que dó, dos pais com os impúperes, dos idosos,... todos se "aboletando" na sala de recepção... Revejam senhores, as prioridades que este hospital tem... pois o que parece é que se preocupam apenas com cifras e não com a vida, a integridade e a DIGNIDADE dos que vão a este hospital, não a passeio ou lazer, mas para receber tratamento digno, sendo atendido por PROFISSIONAIS CAPACITADOS,desde o momento em que chegam ao momento em que saem, tendo o atendimento ADEQUADO, sem limitações BUROCRÁTICAS e muito menos falta de leitos disponíveis para medicação, TER RESPEITADA SA INTEGRIDADE FÍSICA, PSICOLÓGICA E MORAL !!!! A partir daí, pode-se falar em bom atendimento !!! "

Este foi meu desabafo, enviado a ouvidoria do HCA nesta data, mas que foi entregue ao hospital no mesmo dia do atendimento ao meu filho, sem nenhuma resposta até o momento, e hoje já é terça -feira, será que não houve plantão de ninguém da administração até o momento ? Fica a pergunta no ar.

O que posso pensar além do descaso, que não foi apenas comigo, que acompanhava meu filho doente e precisando de cuidados médicos, mas com todos que ali se encontravam na mesma situação, fato que cabe ressaltar, tive o apoio de duas outras pacientes que estavam no repouso e entraram pouco depois do meu filho, fora os que estavam na recepção, cujas reclamações eram "está pior que SUS"; e de que, contra fatos, não há argumentos !!

Reclamem caríssimos, Lutemos pelos nossos direitos !!!